Apresentação de Artigos
Technical session – Scientific article presentation and live debate
Dia 01 Dezembro| December 1st
11:30 – 12:00 | Brazil Time
Idioma: Português
Artigos científicos desta sessão
[32] Design orientado à inovação social: Desafios e perspectivas futuras para a educação em um contexto pandêmico
Design oriented towards social innovation: Challenges and future perspectives for education in a pandemic context
Jaqueline Comparin, Cristiane Ramos and Karine Freire
Ao aumentar o abismo social entre estudantes de escolas particulares e públicas, a crise pandêmica agravou problemas sociais existentes, escancarando as desigualdades brasileiras e revelando que suas consequências não atingem a todos da mesma forma. Diante disso, o objetivo deste estudo é dissertar sobre a relevância do Design Estratégico como agente propulsor de transformação, por meio da estratégia de semeadura, vislumbrando a inovação social na educação. O desenvolvimento se dá por meio de uma abordagem indutiva, de natureza exploratória, pela coleta de dados secundários sobre o impacto da pandemia na educação, e através das obras de Ezio Manzini, Anna Meroni e Francesco Zurlo. Também se dá pela análise de soluções já existentes através de referências de projetos sociais desenvolvidos visando à equidade em comunidades vulneráveis. Para finalizar, este estudo apresenta quatro eixos que podem ser o ponto de partida para disseminar sementes de inovação social, visando à construção de modelos de serviços sociais inovadores que possam refletir em um mundo mais justo e inclusivo.
[22] Práticas colaborativas no enfrentamento à pandemia COVID19
Collaborative practices in confronting COVID19 pandemic
Marcia Santos da Silva, Carolina W. Chaves and Keyla Copes Rodrigues
Este artigo busca compreender as práticas colaborativas em comunidades no enfrentamento à pandemia de COVID19, a partir do olhar do Design Estratégico, com influências da compreensão sobre design difuso e as capacidades interpretativas que propiciam tornar visível as ideias e pensamentos. O caminho para análise de dados teve inspiração na Teoria Fundamentada (Grounded Theory) para a compreensão das dinâmicas colaborativas, por meio das entrevistas publicadas na plataforma Mapa Colaborativo. Realizamos três momentos de análise, com cinco entrevistas em cada etapa, mapeando eventos e agrupando-os por tags. As reflexões, a partir da perspectiva do Design Estratégico, envolveram o processo de ativação dos vários atores envolvidos nas práticas colaborativas, bem como, um olhar para as capacidades de VER, PREVER, FAZER VER apontadas por Zurlo (2010). Como resultados tem-se que as práticas colaborativas nas comunidades têm sido fundamentais para o enfrentamento à pandemia, sendo que tais práticas demonstram fragilidades e potencialidades que ocorrem não somente neste contexto pandêmico, mas no cotidiano das comunidades. Percebemos, também, que a perspectiva do Design Estratégico pode impulsionar a transformação de iniciativas colaborativas difusas em comunidades criativas, fortalecendo o fazer coletivo, a participação e o diálogo.
[65] UFOUND: Aplicativo multifuncional para estudantes da Universidade Federal de Uberlândia
UFOUND: Multifunctional app for students at the Federal University of Uberlândia
Ana Vitória Martins, Letícia Borges, Veronica Soares Silvério, Gustavo Alves de Melo and Samuel Borges Barbosa
O desenvolvimento de Sistemas Produto-Serviço (PSS) é um conceito que visa alinhar serviços aos produtos, melhorando assim as suas funcionalidades e proporcionando uma melhor interação com os usuários. Com o crescimento do setor de serviços, os aplicativos móveis podem ser aplicados em diversas soluções, facilitando o nosso dia a dia. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de um aplicativo para smartphones destinado aos universitários e demais frequentadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tal plataforma digital disponibilizará a função de vendas de materiais didáticos usados online, assim como um nicho responsável por cadastrar objetos achados e perdidos pelo campus. O aplicativo se caracteriza como um Sistema Produto-Serviço e é uma proposta para estimular um comportamento baseado em conceitos de sustentabilidade, de modo que os estudantes sejam induzidos a perceber os elementos à sua volta, reconhecendo suas necessidades e excessos, além de contribuir para um comportamento altruísta e um melhor funcionamento do espaço ao qual se insere.