Sessão técnica Dia 1 | 15:00 – 15:30

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific articles presentation and live debate

    Dia 01 Dezembro| December 1st
    15:00 – 15:30
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [58] Design e Tecnologia Social: Um estudo de caso sobre o processo de desenvolvimento de unidades de aquaponia
    Design and Social Technology: A case study on the development process of aquaponia units
    Amanda Freire and Virginia Cavalcanti

    PDF Download | YouTube Video

    Diante da enorme crise social que enfrentamos, novas formas que visam a diminuição das desigualdades sociais têm sido discutidas e construídas. Nesse sentido, no campo do design, há interessantes iniciativas sendo propostas e implementadas, em diálogo com a inovação social e a tecnologia social. O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da tecnologia social praticado pelo Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) – Ibimirim, Pernambuco, especificamente do sistema de aquaponia, tomando como referência o processo de design. Orientada pela metodologia de abordagem dialética e método de procedimento monográfico, foram utilizadas as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, para o levantamento de dados, foi aplicada a pesquisa de campo, observação e entrevistas. Como resultado do estudo, foi delineado o processo de criação de tecnologia social e foram apontadas contribuições mútuas entre os processos de design e o desenvolvimento da tecnologia social, no âmbito do SERTA.


    [57] O perigo do modelo único e um metamodelo customizável como alternativa para barracas de festas populares
    The danger of the single model and a customizable metamodel as an alternative to festivals stalls
    Maria Emília Rodrigues Regina, Érica Checcucci and Naia Alban

    PDF Download | YouTube Video

    Este artigo discute as possibilidades de atualização da produção de barracas de comidas e bebidas de festas populares de Salvador, na Bahia, a partir da mediação da fabricação digital e da customização em massa. Propõe as bases de um metamodelo customizável, elemento chave para a elaboração de múltiplos modelos alternativos de barracas, que busca evitar a utilização de um modelo único, em série, que vem sendo reproduzido por 30 anos na cidade. A aplicação do metamodelo customizável proposto resultará de um processo de interação social mediado pelas novas tecnologias de produção e que pretende estabelecer uma ponte entre o passado e o futuro dessas festas ao trazer de volta a multiplicidade histórica de modelos de barracas com a participação dos barraqueiros no fazer deste artefato de arquitetura efêmera. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com pressupostos filosóficos subjacentes interpretativistas, com modo de análise hermenêutico. Esse trabalho faz parte de pesquisa doutoral em andamento desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Resultados parciais foram observados como, construção e classificação de padrões geométricos das barracas históricas como referenciais gráficos e parâmetros iniciais para o desenvolvimento do metamodelo customizável.


    [69] Uma abordagem do design de interação para desenvolver produtos ambientalmente sustentáveis
    An interaction design approach to developing environmentally sustainable products
    Norberto Almeida De Andrade, Ana Paula Hoffmann Frittoli Basaglia and Andréa Catrópa da Silva

    PDF Download | YouTube Video

    O design interativo não está apenas incorporado em interfaces e telas. Está presente em muitos objetos físicos de nossa vida diária, que vão além do que é tradicionalmente tratado como interação homem-computador (IHC), o que reflete a era de efervescência tecnológica em que estamos vivendo. Sites, software, aplicativos móveis, terminais interativos, objetos conectados, wearables, visão computacional, machine learning, indústria 4.0, robôs, espaços interativos, as formas que um projeto de design interativo pode assumir são inúmeras. Para compreender o contexto que envolve o uso de produtos ambientalmente sustentáveis, este artigo abordou o design de interação recorrendo a uma análise teórica, propõe, através da inserção de conceitos interdisciplinares que carece de perspectivas teóricas e práticas, principalmente quanto à produção científica. Para descrever o comportamento social e a usabilidade dos produtos fornecendo como resultado, é proposto um construto para a melhoria do processo de desenvolvimento de produtos ambientalmente sustentáveis e são apresentadas as implicações dessa interação para um roteiro para a escolha de métodos apropriados e para estender a cultura de design, permitindo planejamento de pesquisa flexível e centrado no design de produtos ambientalmente sustentáveis.