Sessão técnica Dia 2 | 10:30 – 11:00

    Apresentação de Artigos

    Technical session – Scientific articles presentation and live debate

    Dia 02 Dezembro| December 2nd
    10:30 – 11:00
    | Brazil Time
    Idioma: Português

    Artigos científicos desta sessão

    [11] Design de embalagens e desperdício de alimentos: Uma discussão a partir de observações em gôndolas de supermercado
    Packaging design and food waste: A discussion grounded on the observation of product packaging on supermarket shelves
    Thais H. B. Alem, Edson J. C. Rezende and Kátia A. C. Pêgo

    PDF Download | YouTube Video

    O presente artigo busca discutir aspectos das embalagens de alimentos, líquidos e pastosos, que parecem influenciar no desperdício de seus conteúdos. Sabe-se que esta é uma temática que tangencia discussões diversas que envolvem não só questões ambientais (referentes ao uso de recursos e matérias-primas), mas também as sociais (como a insegurança alimentar e a fome). Com o intuito de identificar, prontamente, aspectos positivos e negativos que influenciam na predisposição do desperdício do alimento contido em embalagens, foram observadas dez de suas categorias, em gôndolas de supermercados, quais sejam: iogurte, requeijão, molho de tomate, maionese, mostarda, ketchup, azeite, molho de salada, geleia e manteiga. Dentre os aspectos analisados, destacam-se as questões técnicas e comunicacionais como, por exemplo, formato, materiais, tipos de abertura e informações sobre conservação. Foi concluído que, a partir da observação dos produtos nas gôndolas do supermercado já é possível identificar pontos críticos que possivelmente contribuem para o desperdício dos alimentos e, desta forma, destacar a responsabilidade e a necessidade de envolvimento do designer em projetos de embalagens.


    [66] Gestão do Design para Sustentabilidade: Estudo de estratégias no contexto da economia circular
    Design Management for Sustainability: A study of strategies in the context of the circular economy
    Leonardo de Oliveira Bonaldi and Viviane dos Guimarães Alvim Nunes

    PDF Download | YouTube Video

    Nas últimas décadas, a dimensão da sustentabilidade incluiu questões sociais, tecnológicas e culturais para abordar o sistema integrado que constitui a sociedade contemporânea. Entretanto, a evolução do atual sistema sócio-tecnológico para níveis mais sustentáveis de operação demanda uma complexa ruptura das práticas cotidianas e depende da ampla participação de um inteiro sistema social. A abordagem estratégica do Design para a Sustentabilidade favorece a gestão ambiental responsável, o crescimento econômico e o progresso social, principalmente porque estimula a adoção de ciclos fechados de extração-produção-consumo-descarte. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar, selecionar e analisar casos considerados relevantes e estratégicos para se atingir soluções nesse contexto. De acordo com a literatura, os casos podem estar relacionados aos processos de reciclagem, reuso/reaproveitamento de materiais e aos novos modelos de negócios denominados sistemas produto+serviço. A metodologia englobou a revisão bibliográfica sobre o tema, estudos de caso de empresas e questionário. Os resultados identificaram ações e iniciativas sustentáveis, adotadas por organizações e empresas, alinhadas aos princípios da Economia Circular, subsidiando a construção de uma base de conhecimento, prevendo seu posterior compartilhamento.


    [76] Práticas de responsabilidade ambiental e economia circular no setor moveleiro brasileiro: Estudo de caso de duas empresas
    Practices of environmental responsibility and circular economy within the brazilian furniture sector: A case study of two companies
    Vitória H. Bortoli and Viviane G. A. Nunes

    PDF Download | YouTube Video

    Nos últimos anos, o design vem redefinindo suas funções, tornando-se cada vez mais estratégico, de caráter humanístico e inovador para criar competitividade e diferencial de mercado. Todavia, a lacuna existente entre a necessidade e a capacidade de inovar de forma sustentável, resulta em várias limitações, especialmente no setor moveleiro brasileiro. Mesmo que estudos apontem o investimento do setor em inovação, percebe-se que esses estão mais voltados à incorporação de tecnologias, práticas e produtos já existentes no mercado. Partindo desse contexto, o artigo trabalho tem como objetivo analisar duas empresas do setor moveleiro brasileiras, à luz dos conceitos de Gestão do Design, da Responsabilidade Social e Ambiental e da Economia Circular, identificando potenciais e fragilidades, no sentido de apontar caminhos possíveis para a adoção de práticas mais sustentáveis e competitivas. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, foi desenvolvida por meio de revisão de literatura e estudos de casos. As análises realizadas apontam ainda um longo percurso a ser trilhado pelo setor, de forma a incorporar estratégias sustentáveis nas práticas cotidianas das empresas bem como adotar, efetivamente, o design como instrumento de gestão que favoreça sua consolidação no mercado.