Minicurso / Minicourse
PSS para Sustentabilidade: uso da Teoria de Mudança para cocriação de valor
PSS for Sustainability: using the Theory of Change for value co-creation
Dia 02 Dezembro| December 2nd
15:30 – 17:00 | Brazil Time
Idioma: Português
Sobre o minicurso
Considerando as diferentes etapas do projeto Sistemas Produto+Serviço (PSS), na perspectiva da cocriação de valor, a Teoria de Mudança (TdM) pode ser compreendida como um design de PSS para a entrega de valor em iniciativas voltadas para a sustentabilidade, considerando aspectos sociais, ambientais, financeiros e culturais. O processo dialógico e coletivo que leva à criação de cenários e definição da transformação (proposta de valor) que melhor responde à demanda existente, bem como, a estruturação da trajetória da mudança desejada para alcançar os resultados e o impacto almejados pelos atores envolvidos (projetação e entrega), demonstra a efetividade do uso da TdM como um design PSS para sustentabilidade. Para testar essa perspectiva, pode-se lançar mão da estrutura conceitual de PSS para transições de sustentabilidade proposta por Mitake et al. (2020) para verificar se a TdM dá conta de todo sistema. A estrutura consiste em três níveis e seis processos de design que devem ser considerados no desenvolvimento de PSS confiáveis que são aceitos como Sistemas Sócio-Técnicos (STS) e contribuem para a sustentabilidade.
Dinâmica proposta: a) Apresentar o processo dialógico e colaborativo que envolve a Teoria de Mudança (TdM) na perspectiva de criação de valor; b) Refletir sobre a proposição de estrutura conceitual apresentada por Mitake et al. (2020) do processo de design de PSS de transições para sustentabilidade; c) Analisar e debater a viabilidade da aproximação das abordagens e aplicabilidade na construção colaborativa de iniciativas que podem entregar respostas sustentáveis às demandas sociais.
Prof. MSc. Marcia Santos da Silva
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Administradora, designer, empreendedora e professora. Mestre em Administração e doutoranda em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Pesquisadora do tema Inovação Social. Integra os times editorial da revista Strategic Design Research Journal e do laboratório Seeding Lab, afiliado à Rede DESIS – Design for Social Innovation and Sustainability. Co-fundadora do (Re)Conquer, negócio social semifinalista do Social Business Creation, promovido pela HEC Montreal e Yunus Centre. Co-fundadora da Sociollog – Rede de Consultores Independentes e fundadora da Projeccia – Cia de Projetos, desde 2007, atua em iniciativas de desenvolvimento local, com a facilitação de projetos coletivos em comunidades e fortalecimento de redes intersetoriais, entre outras atividades. Professora na graduação em Administração.