Vídeo-Apresentação de Artigos Nacionais
Brazilian articles video presentation in Portuguese
O SDS2021 apresenta os artigos científicos nacionais selecionados exclusivamente para vídeo-apresentação, que estarão disponíveis através do canal de Youtube oficial do evento.
*Neste formato não haverá debate com os autores.
[3] Valorização de Catadores de Resíduos: Oficina para Construção de Luminária Sustentável
Maísa Rachman de Siqueira, Rosa Clariá Job Baptiston and Ana Veronica Pazmino
Este trabalho foi elaborado para a disciplina “Teoria e Prática do Design Social”, a partir de projeto desenvolvido na disciplina “Metodologia de Projeto”, ambas cursadas na Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo deste artigo é abordar o papel do design social na temática da sustentabilidade, utilizando esses dois parâmetros como suporte e diretriz para um projeto de desenvolvimento de produto. O projeto apresentado seguiu dois focos primordiais: a valorização de catadores de resíduos e o incentivo ao reuso de materiais descartados de forma inadequada em termos ambientais. Após o detalhamento das principais discussões relativas ao design social, a apresentação dos cenários do lixo em ambientes urbanos e da comunidade de catadores, foi escolhido um produto e um modo de confecção que pudessem representar a temática do design social. Os argumentos utilizados para o desenvolvimento do protótipo foram a sensibilização da população sobre a temática sustentável e a apresentação de conteúdo integrativo sobre os fluxos e as pessoas diretamente envolvidas na gestão de resíduos sólidos urbanos. As principais conclusões giram em torno da necessidade de reinventar a forma que consumimos e descartamos os produtos.
[5] Fibras residuais de pupunha: Estudo de aplicações ao design sustentável
Fernanda Macedo Gottardi, Ugo Leandro Belini, Patrícia Raquel Silva Zanoni and Washington Luiz Esteves Magalhães
Sustentabilidade apresenta-se como um termo importante no mundo contemporâneo, o que aumentou a busca e o desenvolvimento de materiais derivados de fibras naturais e residuais. Nesse contexto, agregando conceitos de ecodesign, design social e economia circular, utilizaram-se resíduos fibrosos do processamento do palmito pupunha para desenvolvimento de novos materiais, representados por papéis de diferentes qualidades. Foram realizados estudos, geração de alternativas e um brainstorming de possíveis aplicações para os materiais gerados, que resultaram no projeto de acessórios para o uso em restaurantes, tais como envelopes para talheres, bem como outros produtos que não foram englobados nesse artigo, como papéis bandeja e porta-copos. Com ensaios laboratoriais fora possível analisar aspectos físicos e testar a resistência dos itens perante forças externas, bem como avaliar em microscópio a aglutinação das fibras de pupunha. Dentre as características observadas destacaram-se a maleabilidade, a grande variabilidade de aplicações, a possibilidade de reprodução artesanal e a contribuição para a sustentabilidade ambiental, uma vez que se tratam de materiais residuais aplicados ao Design de produto, podendo futuramente apresentar amplo uso em áreas como arquitetura e bioengenharia principalmente na parte de revestimentos.
[9] Artefatos vernaculares para o cultivo de plantas: Potencialidades para um design sustentável
Lia Paletta Benatti, André Carvalho Mol Silva, Sebastiana Luiza Bragança Lana and Maria Regina Álvares Correa Dias
O cultivo de plantas é uma atividade praticada em diversos contextos. Através de um levantamento pelo universo digital e em visitas a residências de pessoas que praticam algum tipo de plantio, o presente trabalho apresenta artefatos vernaculares utilizados para auxiliar o cultivo doméstico de plantas. São utilizadas referências do design social, cocriação, sustentabilidade e inovação para embasar a proposta de comparar produtos caseiros com os análogos de mercado (quando há) apresentando tanto possíveis justificativas para a decisão do consumidor em criar os próprios produtos em vez de comprá-los. Por fim, são apresentados questionamentos referentes aos preceitos da sustentabilidade e o reuso de materiais e produtos pelo viés do design sustentável e as potencialidades de atuação neste universo.
[14] Tingimento têxtil: Contextos e perspectivas dentro de uma produção mais limpa
Rodrigo dos Santos Souza, Marizilda dos Santos Menezes and Tomas Queiroz Ferreira Barata
O tingimento é uma das etapas mais poluentes de toda a cadeia de produção do objeto têxtil, quando são gerados volumosos efluentes com composições diversificadas e que podem contaminar corpos hídricos. O objetivo do artigo aqui em construção é elencar para discussão, sob as perspectivas do consumo de recursos hídricos e do potencial danoso do processo, o nicho de mercado focado na produção mais limpa frente os impactos ambientais causados pelo beneficiamento têxtil, mais especificamente na etapa de tingimento. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados visam construir, em um primeiro momento, o panorama da situação a partir de uma revisão de literatura, e em seguida, com o estudo de caso, apresentar o momento do beneficiamento dentro da perspectiva de duas empresas identificadas como eco-amigáveis e que tentam mitigar ao máximo os possíveis danos ambientais da produção. A primeira, Flávia Aranha, trabalha diretamente com tingimento têxtil a partir de colorantes naturais em detrimento dos sintéticos; e a segunda, o grupo paraibano Natural Cotton Color, extingue o processo de tingimento dos seus tecidos por completo e os comercializa com a cor em natura do algodão orgânico. No fim, ficam evidentes as necessidades de mudanças nas posturas (cultura) de concepção, consumo e produção.
[15] O combate ao trabalho análogo a escravo nas indústrias têxteis
Maria Fernanda Sornas Viggiani and Tomas Queiroz Ferreira Barata
A sustentabilidade na cadeia produtiva das indústrias têxteis tem sido muito discutida nos últimos tempos, porém discorre-se mais sobre os aspectos ambientais que esta indústria prejudica – tanto ao meio ambiente como ao ser humano – e pouco se fala dos aspectos sociais que englobam esta indústria. Ao perceber uma lacuna no que tange a estudos relacionados à indústria têxtil com a dimensão social da sustentabilidade, este trabalho tende a colaborar com este tema, tendo como objetivo o estudo da sustentabilidade social na indústria têxtil por meio dos trabalhadores envolvidos em sua cadeia produtiva, a fim de apresentar maneiras de combater a dissimulação de trabalhos análogos à escravidão. Nesse enfoque serão analisados projetos que combatem este tipo de trabalho, no caso o Movimento Fashion Revolution e o projeto Escravo Nem Pensar. A metodologia para obtenção dos dados utilizados no trabalhado foi a revisão bibliográfica-documental de livros, artigos e sites dos projetos analisados, baseando-se no método dedutivo. Conclui-se que o combate ao trabalho semelhante à escravidão nas indústrias têxteis parte da educação e da conscientização, tanto de consumidores como de profissionais da área da moda, por meio de ações que pressionem as indústrias a fim de transparecer os fornecedores de todo seu processo produtivo.
[19] Relações entre design, materiais e a cadeia produtiva do Açaí (Euterpe oleracea Mart.)
Lauro Arthur Farias Paiva Cohen and Eliane Ayres
A Amazônia, que pela magnitude da sua biodiversidade passou a ter uma representação simbólica sobre o futuro da humanidade, é objeto de estudo de diferentes áreas do conhecimento. Diante dessa questão, o design é compreendido como uma ferramenta relevante para o desenvolvimento de materiais, ressignificação de resíduos e fortalecimento de cadeias de produção através da atribuição de valores. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre como a relação entre os estudos em design, materiais e desenvolvimento sustentável podem auxiliar em soluções e alternativas ao reaproveitamento dos resíduos da cadeia produtiva de açaí (Euterpe oleracea Mart.). Assim, destaca e discute sobre a difusão de práticas direcionadas à sustentabilidade no âmbito econômico, social e ambiental na região amazônica.
[20] Pegada nas escolas
Juliana Fernandes, Juliana Costa, Nathália Menezes and Beany Monteiro
Neste artigo será apresentado o projeto de extensão Pegada nas Escolas: uma ação trandisciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de escolas públicas do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo LabDIS (Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo do Pegada é desenvolver soluções para o dia a dia escolar, em torno de seis temas: alimentação, lixo, transporte, energia, consumo e água. A metodologia está organizada nas seguintes etapas: Deflagração do projeto na escola e definição do tema a ser abordado, Problematização, sobre o tema definido e contextualização de acordo com a realidade escolar, Cálculo da Pegada, que calcula o impacto do tema no contexto de estudo, Busca de Iniciativas Existentes, que realiza a pesquisa de soluções para o tema em outros contextos e as etapas finais de Desenvolvimento da solução para a escola, avaliação, ajuste, implementação e encerramento do projeto. Nesse artigo será abordada a implementação do Projeto, de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, e os principais resultados alcançados na edição de 2019/2021.
[25] Experimentos de reciclagem para ressignificação do plástico pós-consumo na abordagem do design conduzido pelo material
Vanessa Suellen dos Santos Rodrigues, Maísa Paula Américo de Aviz, Ivamara Lima Fernandes and Núbia Suely Silva Santos
Este artigo pretende evidenciar o uso de embalagens plásticas pós-consumo em experimentos de reciclagem no contexto de uma disciplina do curso de design e usando uma abordagem centrada no material. Atualmente um dos grandes problemas para o meio ambiente é a grande quantidade de resíduos plásticos que são descartados de maneira inadequada. Diante disso discussões sobre alternativas sustentáveis destacam a reciclagem mecânica de resíduos plásticos como solução mais viável para as cidades. No presente trabalho embalagens plásticas pós-consumo foram coletadas, identificadas, lavadas e fragmentadas manualmente para início do processo de reciclagem que usou prioritariamente resíduos de polietileno (PE) e polipropileno (PP), e foi realizado no Laboratório de Materiais e Design da universidade. As amostras desenvolvidas foram analisadas pela abordagem do Design Conduzido pelo Material (Material Driven Design – MDD), buscando entender as peculiaridades das percepções dos usuários, observar propriedades e potencialidades do material e processo. Como resultado foram identificadas falhas no processo de reciclagem que influenciaram nas características físicas e sensoriais das amostras e que podem ser melhoradas nos próximos experimentos. A abordagem utilizada mostrou-se adequada para o entendimento das interações material/processo/amostra, assim como para a identificação de características que apresentem uma melhor experiência para o usuário.
[30] Estudo de alternativas sustentáveis para o sector têxtil português
Bruna Marconi and Ana Cristina Broega
Os movimentos em prol da sustentabilidade têm requerido novos modelos de negócio com características inovadores, disruptivas e descentralizadas. Sendo a indústria da moda uma das grandes responsáveis pelas mudanças climáticas e escândalos de cunho ético, nada vai mudar enquanto mantiver o seu sistema produtivo em modo linear (extrair, fabricar, descartar). Embora a conscientização e a pesquisa sobre moda sustentável tenham aumentado significativamente na última década, permanece a questão de como integrar o conceito de sustentabilidade ao processo de design de moda ou de como as empresas bem estabelecidas podem fazer a transição para um modelo ou sistema sustentável. Portanto, o objetivo deste estudo é de mapear e analisar “modelos de negócios sustentáveis” a partir do Estado da Arte e através de um estudo de caso de empresas têxteis portuguesas, para poder entender os desafios para a implementação da circularidade dos seus produtos.
[33] O Nexo Sustentabilidade, Moda e Futuro do Trabalho: Proposições Iniciais
Marianne Almeida, Janice Rodrigues and Aguinaldo Dos Santos
Sustentabilidade e moda são dois campos de estudo sobre os quais já existem estudos em conjunto, visto que há a preocupação com as ações efetuadas no presente e os seus reflexos para o futuro, tanto que investigações e iniciativas concretas são encontradas na literatura. Porém, quando se pensa mais especificamente no futuro e, em alguns aspectos como o trabalho, há a necessidade de saber, mais profundamente, o que acontecerá, apesar de alguns indícios do que ocorrerá estarem visíveis. Sendo assim, o presente artigo se ocupa em trazer um levantamento inicial sobre a relação entre as temáticas em questão, como ponto de partida para uma pesquisa que se aprofundará, gradualmente, ao longo dos estudos realizados pelos autores da mesma.
[36] Contribuições do design para produção de biojoias: Caso endocarpo de Macaúba (Acrocomia Aculeata)
Lauro Arthur Farias Paiva Cohen and Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo
Atualmente, a utilização de adornos confeccionados com materiais naturais está presente em desfiles e editoriais, nacionais e internacionais. Os aspectos estéticos e originais das biojoias, relacionados a uma “amostra da biodiversidade”, contribuem para agregar valor aos produtos. Assim, considera-se a sustentabilidade um aspecto determinante para a competitividade, inclusive por meio da reflexão sobre o uso extensivo de gemas minerais nas joias e o volume extraído dos garimpos. O presente trabalho tem como objetivo investigar as possíveis contribuições do design para a produção de biojoias com o endocarpo de Macaúba. Para tanto, partiu-se do design sistêmico desta palmeira (PÊGO, 2016), visto que esta abordagem facilita a ampla avaliação de problemas, necessidades e oportunidades de um território, concomitantemente com a preservação das tradições e o desenvolvimento de novas economias baseadas em produtos e serviços inovadores, diferenciados e contextualizados. Deste modo, deparou-se com novos e velhos desafios. Porém, eles estimulam novas investigações que, certamente, nos revelarão novas soluções.
[37] O uso de máscaras no Brasil durante a pandemia de COVID-19: Uma análise sob a ótica do design, sustentabilidade e inclusão econômica
Deivisson Rafael Silva, Marcio Roberto Jansen, Samuel Borges Barbosa, Ulysses Santos Silva and Viviane dos Guimarães Alvim Nunes
Este artigo busca discutir a necessidade de uma melhor compreensão sobre um atual e relevante tema de pesquisa que é a máscara de proteção individual. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, iniciada em dezembro de 2019, as máscaras se tornaram grandes aliadas no combate a COVID-19, passando a ser utilizadas em variadas tipologias, por diversos grupos de pessoas. Este estudo tem o objetivo de fazer uma análise comparativa entre as máscaras N95/PFF2, as máscaras de tecido de poliamida (industrial) e aquelas produzidas em casa, quanto a três aspectos, especificamente: proteção, economia e sustentabilidade, por meio de um estudo teórico e descritivo que faz uma revisão crítica da literatura publicada recentemente. Considerando a atualidade do assunto, parte-se de uma demanda por maiores produções bibliográficas sobre o tema com vistas a ampliar a compreensão dos impactos gerados pela necessidade do uso das máscaras. Dentre os resultados obtidos, o artigo traz a análise comparativa das três tipologias de máscaras mencionadas, com um gráfico síntese no final que aponta para a importância de estudos mais aprofundados sobre o tema.
[43] As diretrizes da sustentabilidade e suas incongruências
Naotake Fukushima
O presente artigo apresenta as incongruências das diretrizes da sustentabilidade percebidas no exercício de docência na disciplina de Design para a Sustentabilidade. Por meio de revisão assistemática e sistemática da bibliografia foram selecionados métodos para o desenvolvimento de projetos com ênfase nesse tema. Os resultados da aplicação das atividades na sala de aula foram analisados por meio de cruzamentos das experiências, possibilitando fazer uma relação de incongruências das diretrizes utilizadas nos projetos. Com o resultado dessa análise estabeleceu-se uma postura mais crítica e com melhor discernimento dos desafios de se criar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Além disso, existe a percepção de que projetos apresentados como sustentáveis no mercado são somente soluções convenientes aos fabricantes, que se valem do atendimento de algumas diretrizes, mas em uma análise mais holística e criteriosa apresentam apenas soluções paliativas. As empresas apresentam os benefícios para a sustentabilidade sob a ótica de algumas diretrizes, mas poucos apresentam o efeito “rebound” que pode, em consequência, anular tais benefícios. O aprimoramento do entendimento do uso das diretrizes, bem como a percepção de que estas carregam em si algumas incongruências, como também a consciência e questionamento desta questão, potencializam a formação de melhores profissionais para atuarem na sociedade.
[45] Design, sustentabilidade e espiritualidade: O renascimento de um vínculo
Thomas Cavalcanti
O artigo propõe um breve apanhado histórico sobre a relação entre design e espiritualidade, e como o desenvolvimento do eu interior é capaz de promover o real entendimento do conceito de sustentabilidade, relembrando que somos cocriadores e responsáveis pelo nosso mundo, pelo todo e pela nossa própria felicidade.
[47] Identidade cultural, design e consumo: Marcas locais e sustentabilidade
Nadja Maria Mourão, Rosilene Conceição Maciel and Ana Célia Carneiro Oliveira
Este trabalho aborda a temática do design para o comportamento sustentável, a partir da análise de marcas locais em comunidades, considerando os aspectos materiais visíveis que garantem os aspectos intangíveis, construídos no imaginário social. Pelo método qualitativo, realiza-se um levantamento de dados, precedido da revisão bibliográfica. Foram analisadas as marcas dos projetos sociais “Milagre Sertão”, “Felipe-Buffet Quilombola” e “Águas Doce”. Verificou-se que, nestes projetos, os o design atuou como mediador na consolidação de imagens identitárias, ao se apropriar dos elementos simbólicos e identificadores das comunidades locais, garantindo uma comunicação e um reconhecimento de seus valores materiais e imateriais. É um valor que deve ser agregado às marcas tendo em vista o posicionamento e a imagem construída e o seu território. Considera-se que a construção de identidades está intrinsecamente vinculada ao domínio da cultura e a sua comunicação com o mundo. Portanto, as práticas sustentáveis são valores reconhecíveis e imprescindíveis na comunicação de marcas locais, pelo valor inestimável na sociedade contemporânea.
[50] Design para a sustentabilidade através do artesanato
Luísa Silva
Ao longo da história, a sociedade passou por diversos momentos de mudança na mentalidade social, econômica e, consequentemente, consumidora. A Primeira Revolução Industrial promoveu um grande crescimento econômico, porém a hipervalorização das máquinas e a produção em massa resultaram em gerações baseadas no consumismo. O contexto industrial proporcionou o surgimento do design, mas desestabilizou a produção artesanal e gerou diversas problemáticas relativas à sustentabilidade, principalmente ambiental e socialmente. O meio acadêmico constitui alta relevância para pesquisas e desenvolvimento de teorias a favor da redução dos impactos exercidos sobre o planeta e a sociedade. Sendo assim, o presente estudo possui dois objetivos: 1) realizar uma linha histórica para analisar as mudanças comportamentais a nível de produção e consumo que ocorreram desde o Renascimento e 2) relacionar a valorização do saber artesanal com o desenvolvimento sustentável da economia, através do design. Essa atuação conjunta proporciona inovação e adapta os produtos ao mercado contemporâneo.
[51] Proposta de edificação sustentável: Projeto Teraanga
Lisiane Librelotto, Cláudia Vasconcelos, Thaís Nólio Santa Cruz, Nadieli de Araújo, Ana Flávia Colle and Vivian Freitas
Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um projeto de edificação sustentável de uso coletivo. A edificação foi projetada para participação em um concurso internacional para abrigar a Casa das Mulheres no Senegal, como uma atividade de extensão, a partir de um conjunto de diretrizes estabelecidas previamente pelo comitê de organização. A equipe de projeto, membros do Grupo de Pesquisa Virtuhab, reuniu-se para análise prévia dos requisitos do concurso e desenvolvimento de estudos preliminares à proposta, fundamentada em decisões coletivas para definição do projeto. O partido arquitetônico utilizou preceitos da biomimética buscando sustentabilidade, flexibilidade e baixo custo. Também foram selecionados materiais locais, considerando os aspectos culturais e o programa de necessidades para o projeto de uso social. Como método de desenvolvimento utilizou-se apenas uma reunião presencial onde foi desenvolvida a modelagem volumétrica inicial e todos os demais encontros remotos, com uso da plataforma virtual de projeto. Desse modo, como resultado obteve-se o projeto de uma edificação de cerca de 200m², constituída de bambu, terra estabilizada e elementos divisórios móveis, para espaços de uso transitório, articuláveis e expansíveis.
[52] Proposta de redesenho do símbolo da reciclagem no Brasil
Beatriz C. L. Moraes
O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo de eficácia e aplicação do atual símbolo da reciclagem para, a partir dessa base, trazer uma possível sugestão de redesenho que visa estabelecer uma padronização entre o símbolo principal e a sua simbologia derivada (utilizada para identificar os diferentes tipos de materiais recicláveis), com o intuito de otimizar a compreensão das informações por todos os agentes envolvidos no processo da reciclagem. A proposta para fundamentar o projeto é baseada em análises do atual símbolo da reciclagem, realizada por meio de métodos como formulário de pesquisa online com adesão espontânea e entrevista com agentes da indústria da reciclagem, além de busca de referenciais teóricas e avaliação da aplicação prática, a fim de compreender a efetividade dessa simbologia enquanto comunicação visual no Brasil, bem como propor possíveis ajustes.
[54] Design orientado à sustentabilidade: Estudo de tecidos alternativos no desenvolvimento de panos encerados
Nathália Alves Martins, Danielle Kênya Fraga and Caroline Salvan Pagnan
Levando em consideração os impactos negativos causados pelo grande volume de resíduos plásticos originários de embalagens de uso único, é apresentada uma proposta que tem o design como condutor. A abordagem integrada entre o design e o desenvolvimento de materiais proporciona amplitude na concepção da proposta, uma vez que as propriedades do material são projetadas em conformidade a um contexto projetual definido. A proposta apresenta o olhar crítico sobre as propriedades de tecidos produzidos com fibras provenientes de fontes naturais disponíveis no mercado visando a sua aplicação em embalagens reutilizáveis para alimentos conhecidas como pano encerado. A metodologia de desenvolvimento da proposta de um produto final passou pelo entendimento das tendências de comportamento atuais, seu cruzamento com questionários aplicados a potenciais usuários, levantamento de soluções disponíveis no mercado, análise paramétrica, definição de um posicionamento e de estratégias mercadológicas, indo até o desenvolvimento, seleção de materiais, protótipo e validação com o usuário. Ao conciliar as demandas ambientais e as necessidades do usuário a proposta visa efetividade na implementação.
[67] A técnica de modelagem criativa subtraction cutting como forma de promover a sustentabilidade
Bianca Buranello Faria and Tomas Queiroz Barata
O planejamento e o desenvolvimento de uma coleção de moda com peças modulares norteadas pelos princípios da sustentabilidade, pode ser compreendida como um desafio para os processos projetivos e produtivos em design, pois as confecções de vestuário atuais apresentam, como um dos principais problemas, o desperdício têxtil. O objetivo do estudo é analisar possibilidades de produção de peças do vestuário modulares, com foco na técnica subtraction cutting que viabiliza o zero resíduo têxtil. A metodologia tem como base revisão bibliográfica e análise do processo criativo e do desenvolvimento de uma peça do vestuário norteada pelos princípios sustentáveis. Foi realizado um levantamento bibliográfico em artigos e livros que articulados irão compor o referencial teórico deste artigo à luz dos pilares da sustentabilidade que serviram como embasamento para o planejamento das peças do vestuário versáteis. Alinhando a prática e a teoria, foram desenvolvidos saberes com relação aos processos projetivos e produtivos de peças do vestuário modular e a técnica de subtraction cutting, por contribuir para as diretrizes da sustentabilidade. Os resultados apontam para os avanços na aplicação de diretrizes sustentáveis em produtos de moda, influenciando desde da escolha de materiais até os processos de modelagem, proporcionando uma peça durável e esteticamente viável.
[68] Design, Valorização de Culturas Gastronômicas Locais e as Quitandeiras e as Congonhas/MG
Denilson Gomes Cardoso
Este trabalho aborda o papel do design para o território no contexto das Quitandeiras de Congonhas (MG), destacando o sentido político e cultural dessa atividade e propondo ações para o desenvolvimento de um futuro sustentável economicamente, ao considerar a tradição da gastronomia mineira a transmissão de valores históricos e culturais. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, trata de assuntos relativos à identidade local e territórios, considerando o design como ferramenta fundamental no planejamento e comunicação de soluções que colaborem com a valorização de produtos e serviços artesanais. Na intenção de um direcionamento de ações de design que poderão contribuir com a valorização e o desenvolvimento sustentável das Quitandeiras de Congonhas, utilizamos, como base, o estudo de caso desenvolvido para a Cooperativa de Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão.
[74] Amazônia 4.0: caminhos para o desenvolvimento sustentável
Gustavo Alves de Melo, Samuel Borges Barbosa, Maria Gabriela Mendonça Peixoto, Maria Cristina Angélico Mendonça and Fátima Machado de Souza Lima
O presente estudo teve por objetivo analisar o projeto de desenvolvimento sustentável do bioma amazônico, denominado Amazônia 4.0. Frente a isso, foram expostos seus desafios e benefícios de implementação, contribuindo para a formação de opinião e geração de conhecimento na área. Dessa forma, o estudo se caracterizou como uma pesquisa aplicada de caráter exploratório. Além disso, este se pautou em uma abordagem qualitativa e na utilização de pesquisas bibliográficas como procedimento técnico para a obtenção de informações. Diante a isso, foram verificados benefícios mediante a aplicação de técnicas de manejo sustentável pautadas nas bases da Quarta Revolução Industrial (4RI) tanto para a melhoria de cultivos já domesticados quanto para a descoberta de novos ativos biológicos. Além disso, a expansão de técnicas racionais de aproveitamento da floresta tende a reduzir os impactos causados pela exploração irracional, visto que auxiliam no processo de captura de carbono da atmosfera e movimentam de forma equilibrada a economia agroflorestal da região. Todavia, o estudo reitera a importância de práticas fiscalizadoras desenvolvidas de forma paralela às práticas de manejo sustentável a fim de obter maior controle e punir aqueles que veem a exploração irracional como único caminho para o aproveitamento do bioma.
[77] Ecodesign e PNRS em sistema de coletores de subprodutos para marcenarias
Nadine Virgulino and Áurea Luiza Rapôso
Atualmente, nas marcenarias, todos os resíduos são descartados em um mesmo tipo de coletor, não havendo separação nem tampouco classificação dos materiais que não são processados. O estudo baseia-se em pesquisa de conclusão de graduação tecnológica em Design de Interiores que teve como objetivo desenvolver sistema de coletores para marcenarias de micro e pequeno porte, viabilizando a comunicação visual, a orientação correta para separação dos subprodutos e a integração com o ambiente de produção. A pesquisa fundamenta-se na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, bem como no conceito de Ecodesign, enquanto ferramenta de Design, que permite pensar estratégias para reduzir impactos ambientais. Os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico; pesquisa de campo em marcenaria-piloto; e, desenvolvimento projetual. Como produto, desenvolveu-se sistema de coletores, aplicado ao ambiente de produção de marcenaria-piloto e voltado à destinação correta dos materiais recicláveis no ambiente semi-industrial, visando orientar e facilitar o trabalho de recolhimento e reuso dos subprodutos.
[78] Criação de um Huistido: Como forma de exercer a autonomia para o design sustentável na comunidade de YOCHIB
Zita Carolina González Guzmán and Brenda Georgina Gonzalez Guzman
Este estudo visa refletir sobre as formas autônomas de criação por parte de um grupo de artesãs de tecidos do sul do México na comunidade semiautônoma chamada Yochib, pertencente a etnia tzeltal maia, como prática do design sustentável em sua dimensão social. Para isto, formou-se junto com uma designer, um laboratório de criação e experimentação –dividido em diferentes encontros e oficinas- com o objetivo de fazer design de forma autônoma por meio de correspondências. Assim este estudo focou-se nas formas que as artesãs podem produzir de forma autônoma com a intervenção de uma designer como mediadora e facilitadora do processo de criação de um vestido elaborado pelas artesãs –lembremos que o vestido não forma parte da indumentária tradicional da comunidade- com um olhar na valorização de recursos e competências locais como parte da dimensão social do design sustentável. Nesta oficina se analisaram, junto com as artesãs, as motivações para criar um vestido, as formas de fazer (e diferencias) do vestido e do huipil, olhando os valores que estas duas peças tem segundo as artesãs e por último a criação de um vestido hibrido, nomeado huistido.